O devaluation das startups

Depois de alguns anos com capital de risco abundante no mercado, o que ajudou muitas startups a crescer vertiginosamente e até mesmo a se tornarem unicórnios, o ano de 2022 se desenrolou com uma novidade para o ecossistema: o devaluation das startups, ou seja, a perda de valor de mercado dessas empresas.

Tal cenário foi causado, principalmente, pela alta nas taxas de juros e pelas incertezas macroeconômicas, que colocaram um freio nos investimentos e levaram os investidores a serem muito mais criteriosos e exigentes na escolha de onde alocar seus recursos.

“Esse conjunto de fatores ocasionou uma maior insegurança dos investidores e, com isso, a saída de capital daqueles investimentos considerados de alto risco, como as startups. Com menos dinheiro no mercado, as startups precisaram reduzir valuation para conseguir finalizar suas rodadas”, explica Daniel Carvalho, conselheiro-diretor da Gávea Angels.

Demissões, redução no ritmo das atividades e até mesmo o fechamento de algumas empresas estão entre as consequências do devaluation.

Onde está a oportunidade?

É possível encontrar oportunidades nesse novo cenário de startups mais enxutas e com crescimento menos acelerado. Para os empreendedores, essa oportunidade tem a ver com a chance de mirar um crescimento mais sustentável, que a longo prazo tende a se mostrar até mais rentável.

“Os bons projetos sempre têm acesso a capital. E o fato do valuation estar menor faz com que os empreendedores tenham de solicitar montantes mais adequados ao seu estágio de desenvolvimento e ser mais criteriosos com o uso dos recursos. Não é mais o crescer a qualquer preço e sim o crescer de forma sustentável. Vejo como uma excelente prática e a possibilidade de diferenciar os melhores empreendedores e projetos”, avalia Teresa Simões, conselheira-diretora da Gávea Angels.

Pelo lado dos investidores-anjo, o devaluation permite ter uma melhor noção do valor da startup e, consequentemente, os ajuda a entrar no negócio com um valor mais ajustado e com melhor perspectiva de saída e concretização das fases seguintes de capitalização.

É também uma boa oportunidade de negociação para aqueles investidores mais ousados e agressivos.

“Os investidores mais perspicazes perceberão neste momento a oportunidade de negociar maior equity na startup investindo o mesmo valor que já investiriam antes. As startups que estão numa posição mais frágil, necessitando de caixa, estarão mais propensas a flexibilizar seu “valuation” para conseguir o caixa que permitirá a sua permanência no mercado”, diz Daniel.

Como será 2023?

O Devaluation parece uma péssima notícia mas é possível que o mercado das startups a partir desse momento, justamente por causa desse ajuste de valuations, que se mostram mais adequados ao estágio de desenvolvimento das startups.

A expectativa do mercado é de que 2023 seja um ano de estabilidade, mas isso depende, é claro, de como vai se desenrolar a política econômica, não só no Brasil como também no mundo.

“Tudo vai depender do comportamento das taxas de juros nos EUA e aqui no Brasil.   Caso elas se estabilizem ao longo de 2023, depois das grandes altas em 2022, a economia e o ambiente de empreendedorismo tendem a retomar os patamares de anos anteriores”, diz Daniel.

O momento, portanto, segue pedindo atenção redobrada para empreendedores, que vão precisar cada vez mais de uma boa gestão para que consigam atingir suas metas mesmo com um capital mais ajustado e possivelmente menor.

Nesse contexto, o investimento-anjo, que é capital combinado com smart money, fica com um papel ainda mais relevante tanto para novos projetos quanto para ajudar as investidas já existentes a se adaptarem ao novo cenário de mercado.

Data publicação

13/03/2023

Tags

Você também pode se interessar por…

Investimento-anjo: Financiamento para startups

Investimento-anjo: Financiamento para startups

O Grupo de Investimento-Anjo é uma forma de financiamento para startups e empreendedores em estágios iniciais. Nesse modelo, investidores individuais, chamados de investidores-anjo, se reúnem em...

O ecossistema de startups no Brasil

O ecossistema de startups no Brasil

O ecossistema de startups no Brasil está em constante evolução e crescimento. Nos últimos anos, o país tem se destacado como um dos principais destinos de investimentos em startups na América...